clínica todapele dermatologia dermatológica

Flacidez – conheça os cuidados e os tratamentos

A flacidez nada mais é do que enfraquecimento das fibras colágenas e elásticas que sustentam os tecidos do organismo, podendo ocorrer na pele ou na musculatura, de forma genética ou natural, como através do excesso de sol, sedentarismo, alimentação inadequada, fumo, gravidez, obesidade e distúrbios hormonais.

A flacidez muscular tem como causas principais o sedentarismo, a falta de exercício físico e a alimentação inadequada, ocasionando a perda do tônus muscular. Já a flacidez da pele deve-se à perda de elementos do tecido, como fibroblastos, colágeno e elastina, diminuindo a firmeza entre as células, deixando a pele com aspecto caído e envelhecido.

A flacidez ocorre mais nas mulheres do que nos homens, em virtude da variação hormonal, quando há diminuição do colágeno e da elastina, que dão sustentação à pele.

Para melhorar e retardar a chegada da flacidez ao corpo é importante ter uma boa educação alimentar aliada à prática de exercícios físicos. A dieta para evitar a flacidez deve ser equilibrada, rica em frutas, verduras, proteínas e opções com baixo índice glicêmico. Evite gorduras saturadas e o excesso de açúcar, pois eles favorecem a inflamação das células, que leva ao aspecto flácido.

Nutrientes como as vitaminas C e E, carotenóides e selênio são antioxidantes que ajudam no combate dos radicais livres, que são responsáveis por tirar a firmeza da pele.

Além de cuidar da alimentação e de praticar atividades físicas, existem tratamentos estéticos que estimulam a produção de colágeno. É fundamental fazer uma avaliação médica para verificar qual técnica é a mais indicada para cada caso. Na Todapele, você encontra o Rejuvenescimento 3D e Velashape (Saiba mais em Tratamentos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.