Valores Essenciais

Rotineiramente indivíduos agem de forma mecânica durante atividades do dia a dia, seja na hora da refeição, do banho, na interação com os amigos ou com o meio ambiente. Tudo o que se faz afeta diretamente o corpo e a mente, por isso faz-se necessário alguns cuidados para manter o equilíbrio físico e mental.

Alimentação Saudável

Muito se fala sobre a importância de uma boa alimentação para manutenção do peso e prevenção de doenças, mas poucos comentam sobre seu benefício para uma pele bonita e saudável.

Além de hidrantes e outros cosméticos, a alimentação balanceada é um fator determinante, que influencia diretamente nos resultados estéticos. O que é ingerido afeta diretamente desde o fio de cabelo a unha do pé.

Para ter uma pele macia e com brilho natural é fundamental beber bastante água e acrescentar a dieta o consumo de fibras, como aveia e semente de gergelim. As fibras melhoram o funcionamento do intestino, facilitando a liberação de toxinas. Para retardar os efeitos do envelhecimento, frutas e verduras são indicadas por serem ricas em antioxidantes, que inibem os efeitos dos radicais livres.

Especialistas recomendam evitar o excesso de álcool, cafeína, sal, açúcar e comida industrializada, além de carnes vermelhas e laticínios, pois deixam resíduos de toxinas no corpo.

Cabelos secos, oleosos, opacos e quebradiços? O problema pode não estar associado à falta de bons produtos, mas sim a uma alimentação fraca. A ingestão de carnes, peixes, leite, queijos, ovos, legume e verduras podem ajudar, por serem ricos em proteína, que é base de queratina.

Feijão, principalmente os do tipo escuro, é excelente forma de proteína, assim como linhaça, girassol, gergelim, castanhas e nozes.

Já para ter unhas saudáveis com tonalidade rosada é recomendado comer castanhas, verduras escuras, repolho, sementes, banana, cenoura, pepino, espinafre, cebola, alho e salsa. Três xícaras de chá de cavalinha consumidas diariamente também são importantes.

 Cuidado com o corpo

Além de uma boa alimentação, rica em nutrientes, para garantir uma pele saudável e bonita é necessário seguir algumas dicas básicas:

Sol – Durante a exposição aos raios solares é necessário cuidado redobrado, como beber água constantemente e o uso frequente de protetor solar. O excesso de exposição ao sol sem esses cuidados pode causar danos que vão desde queimaduras até o envelhecimento da pele e o surgimento de câncer.

Banho – O banho é essencial para limpar e hidratar a pele. O tempo embaixo do chuveiro, quando bem aproveitado, pode ser tornar um verdadeiro ritual de beleza para cuidar da cútis. Evite água muito quente e bucha vegetal, pois remove a camada protetora da pele.

No banho a temperatura ideal da água é entre 20 a 25 graus. Reduza o tempo embaixo do chuveiro. Use sabonetes com ação hidrante e ao sair do chuveiro passe creme na pele ainda úmida.  O uso de óleo como o de amêndoas cria uma camada protetora na pele, enquanto o hidratante penetra fundo, devolvendo o viço e o brilho.

Mente equilibrada

Para ter uma mente sadia faça atividades que lhe deixam bem. Leia livros, assista bons filmes, pratique atividades físicas, aprecie o silencio, medite. Procure formas que proporcionam o bem estar.

Outra dica importante é controlar os pensamentos. Não se permita ter pensamentos negativos, substitua-os imediatamente pelos positivos. Acredite no poder de atração, o que se pensa é atraído, por isso fiscalize suas ideias, sua imaginação. Afaste pensamentos desnecessários.

Ao reduzir o que se pensa aquieta a mente e a pessoa se torna mais calma. É importante manter a mente equilibrada e estável. Se não controlarmos a mente, não há nada mais que possamos controlar. A força do pensamento molda o destino.

Valorize bons momentos, como contemplar o pôr do sol, caminhar a beira da praia, ou num parque. Reconheça a alegria no seu cotidiano. Perceba os benefícios para você e para os outros quando se propaga o bom humor e a alegria ao seu redor.

 Interações sociais

A Importância da Interação Social

Interação social é o modo como o indivíduo se relaciona com a sociedade.

O individualismo prejudica a socialização entre as pessoas, perturba a interação na família, na escola, no trabalho, e ainda torna inviável a autocompreensão. O sujeito egocêntrico não compartilha com o outro, priva-se da comunicação e deixa de interagir, de socializar e de crescer como pessoa. Este apresenta maiores níveis de ansiedade, angústia, estresse e alterações dos estados de agressividade e humor.
Neste sentido, os laços sociais podem promover um senso de significado ou de coerência na vida, e o apoio emocional pode ajudar a minimizar o estresse.
O ser humano precisa estar sempre interagindo com o meio em que vive, em favor de seu desenvolvimento psicossocial e cultural, pois fazer e manter amigos são “tarefas” que trazem sentimentos de bem-estar. Adultos sem amigos são suscetíveis a uma ampla gama de problemas, como a depressão.

Preocupação com o meio ambiente

O meio ambiente é muito importante. Os cuidados com ele é responsabilidade de todos. Porém, todos os dias a natureza vem sendo degradada em prol dos interesses econômicos ou por puro descuido.

Para diminuir os impactos destrutivos sobre a natureza, mudanças de comportamento e pequenas atitudes já ajudam. Veja algumas dicas:

Escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada pode economizar mais de 21 litros;

Ao tomar banho, use somente o tempo necessário para sua higiene pessoal;

Utilize o balde ao invés da mangueira para lavar o carro;

Regue plantas com regador para reduzir as perdas de água, e de preferência pela manhã ou no fim da tarde;

Utilize a máquina de lavar roupas/louças apenas com sua capacidade máxima;

Ao lavar a louça feche a torneira enquanto ensaboa;

Dê preferência às torneiras econômicas que evitam o desperdício de água, alguns modelos chegam a economizar até 45% de água.

Não deixe torneiras pingando ou vazamentos nos encanamentos;

Se houver algum vazamento na sua rua, comunique à companhia que faz o abastecimento de água na sua cidade.

Evite usar copos, pratos e talheres descartáveis em festas;